Ativos Finaceiros
Ativos: Forma Geral. São bens ou direitos de adquirir bens.
Ativos Financeiros: Utilidade é de guardar a riqueza do seu possuidor.Ex: ativos financeiros;
- depósitos de poupança;
- depósitos a prazo fixo em instituições financeiras;
- ações de empresas privadas;
- títulos da dívida pública do governo e outros.
Ativos financeiros geralmente rendem juros, e em países de inflação crônica, o seu valor costuma ser atualizado monetariamente.
Moeda: É um ativo financeiro, que ao contrário dos demais não rende juros,mas pode ser utilizado de imediato para comprar bens e serviços.
Liquidez: É a pronta utilização que a moeda propicia ( imediatamente ).
Ativos financeiros que não tem liquidez imediata da moeda:
Mas apresentam algum grau de liquidez,são denominados quase-moeda. É o caso de títulos e ações, que com um pequeno custo, podem ser vendidos rapidamente. Já a venda de uma casa ou de uma obra de arte demanda mais tempo e esforço,caracterizando sua pequena liquidez.
O Título:
Quase-moeda denominada título. Ex: Uma grande empresa deseja ampliar sua planta, ela pode tomar um empréstimo no banco para financiar seu projeto, ou pode tomar um empréstimo diretamente do público, vendendo títulos ( no caso, títulos privados ).
Da mesma forma,quando o governo deseja pagar suas dívidas e não tem dinheiro, ele pode tomar um empréstimo ou pode emitir e vender títulos ( neste caso,títulos públicos)
Título: Seja público ou privado é um certificado de endividamento que específica as obrigações do tomador do empréstimo para com o detentor do titulo. É título um certificado de dívida especificado período em que o empréstimo será reembolsado data de vencimento e taxa de juros. O comprador entrega dinheiro em troca da promessa do vendedor pagar juros e ao final do contrato devolver montante emprestado (o principal).
O comprador pode guardar o título até o vencimento ou vender a outra pessoa.