ATIVO
As demonstrações contábeis em uma organização são elaboradas com foco para a tomada de decisão dos usuários externos, podendo ser acionistas, credores, investidores, dentre outros, todos com um propósito só, a necessidade de informações, nesse sentido, é imprescindível que a utilização do CPC 00 para a elaboração e divulgação de relatório Contábil-Financeiro.
As demonstrações financeiras foram elaboradas e estão sendo apresentadas de acordo com as praticas contábeis adotadas no Brasil, em observância as disposições contidas na Lei das Sociedades por Ações, e incorporam as mudanças introduzidas por intermédio das Leis 11.638/07 e 11.941/09, complementadas pelos pronunciamentos, interpretações e orientações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, aprovadas por resoluções do Conselho Federal de Contabilidade – CFC e de normas da Comissão de Valores Mobiliários – CVM. A preparação das demonstrações financeiras requer o uso de certas estimativas contábeis criticas e também o exercício de julgamento por parte da administração no processo de aplicação das politicas contábeis da BM&FBOVESPA. Aquelas áreas que requerem maior nível de julgamento e possuem maior complexidade, bem como as areas nas quais premissas e estimativas sao significativas para as demonstracoes financeiras consolidadas.
A estrutura conceitual do CPC 00 mostra que as demonstrações devem ser elaboradas para informar os usuários com qualidade e veracidade, para que assim, estes tenham confiança nas demonstrações financeiras da entidade e, na BM&FBOVESPA observou-se de modo geral, em todos os anos analisados, que as informações são claras, precisas e de qualidade para todos os seus usuários. Tal fato mostra ainda, que os relatórios financeiros da BM&FBOVESPA são regidos de acordo com os dois pressupostos básicos do CPC 00: Pressuposto da Competência e Pressuposto da Continuidade, lembrando que pressuposto básico é aquilo que se tem premissa, é tudo que se