Ativo e Suas Mensurações
1. Introdução
À medida que as técnicas de identificação e mensuração de todos os itens dos relatórios contábeis se desenvolvem, maior é o aperfeiçoamento dos mesmos, incluindo-se a própria medida do valor econômico dos Ativos, bem como dos Passivos, Patrimônio Líquido e Lucro. Este artigo apresenta um estudo comparativo dos elementos característicos para identificação de Ativos e na forma como esses podem ser mensurados para dar suporte à tomada de decisão. Através deste estudo, pretende-se elencar características comuns, como forma de identificar elementos do Ativo, independentes da taxonomia. No aspecto da mensuração, é necessário que se defina o valor e mensuração, após o que se poderá optar por registrar os Ativos a Valores de Troca.
2. Definições de Ativo
“... ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. ( CPC 11, PAG 3)
Para definir Ativo é necessário relacioná-lo às coisas e eventos econômicos reais, tendo em vista a confecção dos relatórios contábeis que deverão conter informações úteis à tomada de decisão em relação a investimentos, créditos e similares.
Segundo o CPC 00, a entidade geralmente emprega os seus ativos na produção de bens ou na prestação de serviços capazes de satisfazer os desejos e as necessidades dos consumidores. Tendo em vista que esses bens ou serviços podem satisfazer esses desejos ou necessidades, os consumidores se predispõem a pagar por eles e a contribuir assim para o fluxo de caixa da entidade.
Conforme o CPC 00, a forma física não é essencial para a existência de ativo, embora muitos ativos, como itens do imobilizado, terem essa forma. Por isso, as patentes e os direitos autorais, por exemplo, são considerados ativos, caso deles sejam esperados que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade e caso eles sejam por ela controlados. Embora a capacidade de a entidade controlar os