Ativo passivo e pl
O enfoque da teoria da contabilidade segundo Watts e Zimmerman (1986), é de que predizia a contabilidade em si servindo de base as teorias e as praticas contábeis.
Faz-se então necessária a correta assimilação e mensuração dos ativos, passivos, patrimônio liquido, receitas e despesas, e ainda das perdas e ganhos, isto por parte dos estudantes e futuros trabalhadores da área contábil.
As tomadas de decisões financeiras exigem da contabilidade uma coerência cada vez mais exarcebada dos relatórios, ou seja, que os dados básicos e premissas estejam exatos, para que sejam demandadas as decisões sobre o real patrimônio da empresa.
Fazendo um diagnostico abrangente, ou aprofundado do ativo, ele é o fator mais importante do balanço patrimonial, e sendo assim não deveria apenas ser ensinados como um conjunto de bens e direitos da entidade ou as aplicações dos recursos, porque a sua definição e avaliação esta ligada a multiplicidade de relacionamento contábil que envolve receitas e despesas da entidade.
Outra definição de ativo entre os autores terá: “Ativo é a essência, reservas de benefícios futuros. “ativos são benefícios econômicos prováveis, que são obtidos que são obtidos e controlados por uma entidade em seqüência de transações e ou eventos passados.
Segundo Ludicibus (2009), é o valor dos benefícios futuros que determina o valor do ativo e não do agente, embora seja difícil separá-los.
Em outro comentário cita o conceito elaborado por alunos da USP e PUC/SP onde se refere ativos como sendo os recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediatamente, fluxo de caixa.
O sistema tradicional ainda não registra os intangíveis não adquirido (ou desenvolvidos internamente) de uma empresa, o que afeta o seu poder de produção. Então um investimento em publicidade por exemplo