Ativo imobilizado
ATIVO IMOBILIZADO
ATIVO IMOBILIZADO
ITAÚNA
2012
1) Introdução
Este pré-projeto consiste em realizar uma pesquisa sobre ativo imobilizado, analisar como estão sendo classificados os ativos imobilizados nas empresas, esclarecer dúvidas sobre a legislação vigente que determina o valor real a ser contabilizado e suas diversas formas de classificações, apresentar uma breve metodologia sobre a contabilização de imobilizados.
Os conteúdos serão desenvolvidos e embasados em livros de contabilidade, manuais, e CPC, citados logo abaixo na bibliografia deste pré-projeto.
Esperamos que o resultado do estudo seja benéfico, que possa passar informações necessárias e conhecimentos úteis.
2) Objetivos
2.1 Geral
A Proposta do pré-projeto é ampliar o entendimento sobre ativo imobilizado, e sua importância na empresa, e seu desenvolvimento.
2.2 Específico
Visando facilitar o entendimento sobre o conceito de ativo imobilizado, imobilizado em operação, suas características, valor contábil, custo contábil. Mostrar uma visão geral sobre ativo imobilizado e seus componentes.
3) Metodologia
O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados. O registro do ativo imobilizado é regulado pela NBC T 19.1. São classificados ainda, no imobilizado, os recursos aplicados ou já destinados à aquisição de bens de natureza tangível, mesmo que ainda não em operação, tais como construções em andamento, importações em andamento, etc. Ressalte-se que as inversões realizadas em bens de caráter permanente, mas não destinadas ao uso nas operações, deverão ser classificadas no grupo de investimentos,