Ativo do balanço patrimonial
ATIVO Representa todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade.
Se uma empresa compra uma máquina, esta representa um bem de sua propriedade, portanto um ativo.
Por outro lado, se uma empresa paga determinada quantia, digamos, pela patente de uma invenção, ela passa a ter o direito sobre essa patente. Assim uma patente representa um direito; logo um ativo.
Exemplos de ativos:
- dinheiro guardado em banco;
- duplicatas a receber provenientes de vendas a prazo;
- veículos;
- imóveis;
- terrenos;
- estoque de mercadorias.
Ativo = Passivo + Patrimônio liquido
ATIVO CIRCULANTE
O ativo circulante abrange valores realizáveis no exercício social subsequente. Assim, por exemplo, uma empresa cujo exercício social encerre em 31 de dezembro, ao realizar o encerramento do exercício de 31 de dezembro de 2006, deverá classificar no Ativo Circulante todos os valores realizáveis até 31 de dezembro de 2007. Na empresa cujo ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo deste ciclo. Raramente, porém, é usado esta classificação mais extensa, de forma que, como padrão, pode-se adotar a classificação das contas como circulante se forem realizáveis ou exigíveis no prazo de 1 (um) ano.Exemplos:
Caixa:
Corresponde a dinheiro, cheques recebidos e ainda não depositados, pagáveis imediatamente. São dois os tipos mais comuns de controle da conta caixa:
-Fundo fixo
-Caixa flutuante *Fundo fixo: pequenas quantias de numerários($)
*Caixa Flutuante: entradas e saídas de numerário($) são, respectivamente, debitados ou creditados à conta caixa. Bancos:
Registra valores que podem ser movimentados a qualquer momento. Investimentos Temporários:
Correspondem à aplicações que podem ser depósitos de prazo fixo, certificados de depósito bancário, fundos de investimentos, ouro, ações, etc. Contas a Receber:
Correspondem a valores a receber decorrentes de