Atividades
Profa. Me. Fabiana Chinalia
UNISEB Centro Universitário
6/11/2012
Módulo 3.2 Unidade 5
Profissão Docente e Competências
UNISEB Centro Universitário
PROPÓSITOS DA AULA
Vamos conversar sobre o conceito de competência profissional na realização do trabalho pedagógico e discutir a importância da temática competência profissional para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. Nesse contexto, serão apresentadas as famílias de competências descritas por Phillipe Perrenoud, bem como as competências mais específicas que compõem cada uma delas.
3
Competências Profissionais no trabalho docente
A formação de professores com competências profissionais Perrenoud (2000), entre o final do século XX e início do século XXI, o autor introduz uma “nova” dimensão para abordar o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola: a formação de competências.
4
PERRENOUD (2000)
A formação de professores com competências profissionais
Ressalta, que ser professor na escola contemporânea demanda a esse profissional a criação de situações para resolver problemáticas que emergem no contexto da sala de aula.
http://www.tvalle.com.br
5
PERRENOUD (2000)
A noção de competência indica “a capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, atitudes, informações, etc.) para enfrentar um tipo de situação”.
(PERRENOUD, 2000, p. 15)
www.construirnoticias.com.br• img361.imageshack.us
6
1ª Competência: Organizar e dirigir situações de aprendizagem
Imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem, que as didáticas contemporâneas encaram como situações amplas, abertas, carregadas de sentido e de regulação, as quais requerem um método de pesquisa, de identificação e de resolução de problemas.
(PERRENOUD, 200, p. 15-26)
www.colegiopaulafrassinetti.com
7
Mobiliza outras competências (aquelas consideradas mais específicas) Destaca-se nessa primeira competência, a necessidade de o professor não só dominar os