Atividades
A noção de paradigma é normalmente utilizada para estabelecer uma diferenciação entre dois momentos ou dois níveis do processo de conhecimento científico (Kuhn, 1989; Capra, 1982). Para um entendimento mínimo do que significa essa noção, pode-se conceituar paradigma enquanto um modelo de ciência que serve como referência para todo um fazer científico durante uma determinada época ou um período de tempo demarcado. A partir de um certo momento da história da ciência, o referido modelo predominante tende a se esgotar em função de uma crise de confiabilidade nas bases estruturantes de seu conhecimento. Então, o paradigma passa a ser substituído por outro modelo científico predominante. Também pode ocorrer o fato de dois paradigmas disputarem o espaço de hegemonia da construção do conhecimento, do fazer científico.
Paradigma é uma visão do mundo (Weltanschaung), que, sendo geral, inclui não só a teoria científica dominante como também princípios filosóficos, uma determinada concepção metodológica, leis e procedimentos técnicos padronizados para resolver problemas.
2) “Dedicando-se ao estudo das diversas culturas, a Antropologia transformou-se no campo em que se desenvolvem várias abordagens metodológicas, isto é, métodos de estudo. Entre essas abordagens, a denominada “observação participante” – ou seja, um procedimento de pesquisa em que o antropólogo ao invés de manter-se a distância, como se pudesse não envolver-se com seu objeto de pesquisa, efetivamente se envolve, participa – tornando-se elemento central. Tudo isso sem que o pesquisador pretenda se transformar em um nativo daquela cultura pesquisada”. (Módulo 1 e 2 – volume 1, p.75)
De acordo com os teóricos acima mencionados:
a) Descreva três características que um educador deve apresentar quando assume uma postura socioantropológica.
a)Perceber o homem como um ser complexo e inteiro em todos os seus aspectos, bem como reconhecer os rituais presentes na dinâmica da