Atividades Supervionadas
Muitas empresas fabricantes de diversos produtos, sempre procuram reduzir seus custos ao máximo possível. Diante de um mercado altamente competitivo, buscam a eficiência, e ser eficiente é diminuir seus custos e consequentemente maximizar seus lucros.
Algumas ao fazer a programação para o ano seguinte realizam diversos estudos, analisando o mercado, as perspectivas de demanda, vendas, concorrentes, preços entre outros aspectos, tudo para planejar a sua produção.
E ao se realizar essa pesquisa, leva em consideração à estimativa de suas vendas, mas algumas acabam se defrontando com um sério problema: sua capacidade produtiva não é suficiente para atender o volume que se espera.
Com base nisto, ela terá que fazer um corte na sua produção, e agora terá missão de decidir qual produto cortar, só que para manter eficiência, não poderá excluir um produto do mercado, até porque existem clientes que compram, mesmo que numa quantidade pequena, a manutenção dessa clientela é importante, mesmo isso custe uma redução do seu lucro.
E para se chegar a essa decisão, ela possuirá um instrumento nesse processo decisório: a Margem de Contribuição, importante ferramenta no aspecto gerencial (interno) de uma empresa.
Ela vai demonstrar o que cada produto gastou para produzir a receita, excluindo os custos fixos, já que eles vão existir mesmo que não ocorram as vendas. Com isso a empresa não precisa fazer apropriações tão arbitrárias ou menos ainda ao produto, já que os custos e despesas variáveis são eles que efetivamente ajuda a gerar a receita.
JUSTIFICATIVA
Fatores limitantes de produção é um problema que afeta muitas empresas, e num mercado altamente competitivo, onde a empresa tem como objetivo principal maximizar seus lucros, isto se torna uma dificuldade que tem de ser contornada. E uma das formas para amenizar esse problema, é diminuir sua produção e partindo daí, posteriormente terá missão de decidir qual produto efetuar esse corte.
Num primeiro