Atividades ritímicas
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
-------------------------------------------------
Os Quatro Eixos d’O Passo
Acadêmico: Lucas Eduardo Genu
Ra: 12.0769-5
-------------------------------------------------
CAMPO MOURÃO
2013
As questões surgidas do processo de ensino-aprendizado da população podem ser discutidas a partir de quatro eixos, que são corpo e representação; grupo e cultura. No nosso corpo todos nós nos movemos ao tocar ou cantar, qualquer produção sonora que venha de um ser humano passa a necessariamente por algum movimento corporal seu. Dalcroze (1967, p.31) afirma:
“O dom do ritmo musical não é uma questão apenas mental; ele é essencialmente físico.”
Nosso corpo se move sempre que fazemos música, mas, além disso, devemos avanças em direção à relação já introduzida entre movimento corporal e movimento musical, e observar que qualquer movimento corporal voluntário ou involuntário, define a nossa realização musical. Por este lado, um processo de ensino-aprendizagem na área de música que considere a relação entre estes dois tipos de movimento se verá sempre fragilizado e, dependendo da compreensão ou habilidade, apresentará lacunas que apenas o resgate desta relação poderá preencher.
Na representação, há uma atitude bastante comum aos músicos de uma maneira geral, que sempre me chamou a atenção: a de fechar os olhos para tocar ou cantar. Mesmo o ouvinte mais ocasional há de concordar que o ato de fechar os olhos altera e define sensivelmente a forma pela qual se dá nossa apreciação de um música. Caso tenhamos aprendido a música através de uma partitura, podemos continuar a vê-la, num todo muitas vezes indistinto. Todas estas representações servem como referências e nos ajudam na hora de fazer música, algumas delas construímos a partir de objetos concretos ou ações reais, que de alguma forma relacionamos a música, a partitura, o instrumento, o professor, e