Atividades recreativas na 3 idade
O contato com atividades físicas na terceira idade inicia-se geralmente por indicação médica. Essas pessoas acabam encontrando nos exercícios muito mais que alívio para suas dores, fazem novas amizades e têm momentos de descontração. Além dos aspectos ligados à saúde, as atividades físicas recreativas trazem inúmeros benefícios psicológicos, de autoestima e de melhoria do relacionamento social, aspectos muito importantes que favorecem e melhoram a qualidade de vida das pessoas da terceira idade.
A qualidade de vida na terceira idade é importante para que se possa viver bem com saúde, sem sofrer tanto impacto com as alterações fisiológicas, psicológicas e cognitivas, próprias do processo de envelhecimento, e as modificações e intensificações sociais, físicas, políticas e morais que ocorrem ao mesmo tempo no ambiente e nesse contexto que entra a recreação.
Segundo Lima, (2007), a recreação é a toda atividade espontânea, divertida e criadora na qual as pessoas buscam a participação individual e coletiva em ações que melhoram a qualidade de vida e para satisfazer suas necessidades de ordem física, emocional e mental.
A procura por grupos recreativos tem crescido devido a vários fatores, como a solidão, falta de trabalho por já estarem aposentados, simplesmente para ocupar de maneira saudável e divertida seu tempo ocioso e principalmente porque essas atividades proporcionam uma melhora na qualidade de vida, melhora da condição em relação à sociedade sentindo – se importante e útil novamente.
A importância da recreação para o idoso está relacionada em utilizar o tempo livre, deixando de lado o sentimento de inutilidade, solidão e abandono, que muitas vezes ajudam no desenvolvimento de patologias. Aproveitar ao máximo este novo tempo com passeios, danças, teatro, jogos, esporte e tudo o que tiver vontade de fazer para viver com prazer. (BRANDÃO, 2004).
As atividades físicas podem ser um meio de o idoso manter seu organismo ativo, em