atividades práticas supervisionadas
A Câmara Municipal promoveu, na noite da segunda-feira (17), audiência pública para debater a criação da “Região Metropolitana de Sorocaba”. A audiência contou com a presidência do deputado estadual Samuel Moreira (PSDB), e a presença de dezenas de prefeitos, vereadores e deputados da região. A audiência foi proposta pelo vereador Carlos Leite (PT).
A Região Metropolitana é uma unidade de desenvolvimento regional, em que as cidades que a compõem desenvolvem ações, planos e projetos em conjunto, abarcando os setores de transporte, destinação de resíduos, preservação das águas, investimento em saúde, educação, saneamento, etc. A Região Metropolitana de Sorocaba será composta por 26 municípios, com população estimada de 1.821.785 habitantes, divididos em uma área de 9.821,25 quilômetros quadrados, e um invejável PIB de 42.950,56 bilhões de reais, segundo o IBGE (2010).
A criação da Região Metropolitana de Sorocaba demandará, também, a criação de um Conselho de Desenvolvimento, um Conselho Consultivo, Câmara Temática, uma Entidade Autárquica e um Fundo de Desenvolvimento da RMS, que dará suporte financeiro ao planejamento e às ações da Região.
O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) foi o idealizador da RMS, projeto a princípio descartado pelo Governo Estadual. Finalmente, em fevereiro de 2014, o Governador Geraldo Alckmin (PSDB) entendeu a necessidade e a importância da proposta da criação da RMS, e enviou à Assembléia Legislativa o Projeto de lei Complementar nº 01/2014, criando a Região Metropolitana.
O subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado, Edmur Mesquita, garantiu que a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) pode ser oficialmente instalada dentro de 90 dias. Até lá, a proposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB) já terá sido votada e também definidos os primeiros pontos da agenda do novo adensamento urbano, a começar pela