Atividades Práticas Supervisionadas.
2. 3. 1 Justificativa da Teoria Administrativa
Também é efetuada a divisão do trabalho em tarefas de forma a conseguir ganhos de produtividade proporcionados pela especialização. Segue-se a departamentalização com o objetivo de permitir uma gestão eficiente. O produto final da departamentalização é denominado de organograma. A divisão do trabalho e posterior reagrupamento podem ser efetuados observando critérios de três formas diferentes, dando origem a diferentes tipos de estruturas organizacionais:
- Divisão por função.
- Divisão por produtividade.
-Divisão por divisão (unidade/ delegação, grupo de clientes, produto ou projeto).
De acordo com Taylor (1970) era preciso encontrar trabalhadores hábeis em fazer o mesmo trabalho que seria analisado, estudar o ciclo das operações e os movimentos que cada um empregava, eliminar os movimentos falhos, lentos ou inúteis e depois afastar os movimentos desnecessários para realizá-los mais rapidamente e com os melhores instrumentos.
Este estudo trouxe numerosas vantagens de racionalização de métodos de trabalho e fixação de tempos padrões, entre elas, eliminou movimentos inúteis e substituiu por outros mais eficazes, tornou mais eficiente a seleção e o treinamento de pessoal, melhorou o rendimento da produção, distribuiu uniformemente o trabalho e calculou com maior precisão o custo unitário de cada produto. A Administração Científica de Taylor no ambiente de trabalho aumentou a produtividade, enquanto acelerou a substituição de habilidades especializadas por trabalhadores não qualificados. A administração neoclássica e cientifica, surgida no século XX, tendo Hanri Fayol (1841-1925) como fundador da Teoria Clássica e Frederick Winslow Taylor (1856-1915) como fundador da
administração, tinha como base das suas pesquisas os operários, usando a racionalização do trabalho como ponto de partida dando ênfase ao bem estar dos mesmos.
A administração baseia-se nos princípios da