ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ALUNO
O presente trabalho objetiva possibilitara construção da identidade da criança a partir das relações sócio histórico cultural, de forma autêntica, consciente e contextualizada. A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico, dessa forma, profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve.
DESENVOLVIMENTO
As crianças pensam o mundo de um jeito especial, muito próprio e é a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Cabe à educação facilitar essa “leitura” e compreensão possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria historia de vida. É desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua auto-estima.
A criança na educação precisa de atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário do aluno e que colaborem para a formação de uma identidade autêntica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção da sua historia. Para Silva (2009), “é possível verificar como o ser humano passa a lidar com suas questões mais íntimas, reconhecendo-se como ser social”.
• Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fator primordial a elevação da sua autoestima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história;
• Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores).
• Fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais,