Atividades Físicas de Aventura na Natureza
O presente projeto trata-se da realização de uma aula de campo com os alunos do 3º ano do ensino médio integrado ao curso técnico de meio ambiente, Turma EMA-31do Instituto Federal da Bahia – IFBA, Campus Eunápolis. A aula terá como primazia conteúdos referente ao esporte de aventura na natureza, da disciplina de Educação Física, no entanto, estudos paralelos relacionados a meio ambiente e geografia tornam-se inerentes à ação realizada.
A idéia da realização do projeto surgiu a partir do planejamento realizado para a I unidade de ensino da disciplina de Educação Física, os esportes de aventura colocam-se como uma tendência na dinâmica cadeia de relações construídas a partir do entendimento sobre o fenômeno esportivo; portanto, precisam ser abordados e discutidos dentro da escola. Uma segunda tendência a ser ressaltada é: levar o esporte para o espaço aberto, para o ar livre, para o exterior, para a natureza (DARIDO, 2008).
Os esportes de aventura objetivam oferecem a possibilidade de vivenciar sentimentos de prazer, em função de suas características que promovem, inclusive, a ampliação do senso de limite de liberdade. Além disso, o contato com a natureza traz ao praticante dos esportes de aventura uma consciência ecológica, no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. Torna-se importante considerar as sugestões do Coletivo de Autores em relação à organização de atividades de lazer em áreas verdes:
Essas experiências devem proporcionar a ampliação de referências que levem o aluno a compreender e explicar a necessidade de a população participar da gestão do seu patrimônio ambiental, as relações da questão ecológica com a saúde dos trabalhadores [...] (SOARES et al, 1992, p. 63).
Além disto, através da visita técnica podem ser trabalhados os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, buscando também a interdisciplinaridade em suas ações. Dessa forma, interdisciplinaridade parte do