atividades fisicas no brasil colonia
As corridas eram usadas para as fugas e perseguições de animais e inimigos, enquanto que as marchas eram um dos meios das viagens dos colonizadores e dos índios. A equitação era praticada somente por algumas tribos e a partir do século XVII, o hábito das cavalgadas chegou ao Brasil, trazidos pelos portugueses e pelos holandeses.
Com o advento do colonialismo, a preocupação de Portugal era a de utilizar a religião como elemento da educação. Neste momento, os negros vieram ao Brasil para o trabalho escravo e suas fugas para os Quilombos obrigava-os a lutar sem armas contra os capitães-do-mato, homens a mando dos senhores de engenho que entravam mato adentro para recapturar os escravos. Com o instinto natural, os negros descobriram ser o próprio corpo uma arma poderosa e o elemento surpresa. A inspiração veio da observação da briga dos animais e das raízes culturais africanas.
A Capoeira é um esporte genuinamente nacional. Foi desenvolvida pelos escravos negros, no período colonial, como luta a ser utilizada contra os homens que os escravizavam e perseguiam. Para que pudessem treinar na própria senzala, sob a vigilância dos feitores, a Capoeira foi