ATIVIDADES ESTRUTURADAS DIREITO CIVIL VI
Compreender os pressupostos do testamento e as formas de testamento previstas no Código Civil
Discutir se o testamento vital pode ser utilizado no Brasil e se pode ser inserido entre as formas de testar.
Aplicar a caso prático.
Juliana, 30 anos, sofre de doença degenerativa já em fase bastante avançada, mas que ainda não lhe retirou ou diminuiu a capacidade. Certa de que doença não tem cura e de que não pretende prolongar artificialmente sua vida, Joana declara, em documento que escreveu de próprio punho e lido em voz alta e clara na presença de sua mãe, sua irmã e sua melhor amiga, que não quer ser submetida a qualquer procedimento médico que vise artificialmente prolongar sua vida. No mesmo ato, nomeia sua amiga Lúcia para tomar as providências necessárias ao cumprimento de suas determinações. Após a leitura, datado o documento, Joana e todos os presentes assinam. Pergunta-se:
1- Podem as formas testamentárias versar sobre direitos não patrimoniais?
2- Joana, ao negar o tratamento médico, está dispondo sobre um direito de personalidade. Pergunta-se: o que são direitos de personalidade; quais são as suas principais características?
3- O direito à vida, sem dúvida é direito fundamental, assim como o direito à saúde. Trata-se o direito à vida de direito absoluto? Justifique a sua resposta, destacando se Juliana poderia dele dispor em testamento.
4- O que é testamento vital ou biológico ou ‘living will’?
5- O testamento vital é testamento ou poderia ser aceito como tal? Explique sua resposta.
ATIVIDADE ESTRUTURADA Título: Inventário e partilha (aula 14) Objetivo: Identificar elementos do inventário judicial no Estado de origem do aluno e as regras de partilha da herança. Competências/Habilidades: