Atividades do 8 e 7 ano
O que são Megaeventos?
Em sua grande maioria, são eventos de curto prazo com consequências de longo prazo para as cidades sedes. Os resultados e as consequências geralmente são a infraestrutura, os impactos econômicos e sociais, a renovação ou criação da imagem da cidade através da mídia, particularmente da TV.
Os megaeventos trazem consequências futuras em termos de turismo, realocação de plantas industriais e investimentos externos. As cidades que sediam os megaeventos podem conseguir um reconhecimento global através da exposição de mídia, o que pode ser bom para um destino turístico caso o evento seja um sucesso, ou até mesmo, destrutivo caso o evento possua falhas perceptíveis para todos os participantes: atletas, familiares, imprensa e torcedores.
Nos países em desenvolvimento, os megaeventos estão associados com a criação de uma grande infraestrutura de apoio, o que na visão de finanças públicas significa uma grande quantidade de recursos ou dívidas de longo prazo, que podem sobrecarregar as contas públicas, além de prejudicar algumas áreas com maior necessidade de curto prazo, como a saúde, educação e bem estar social.
Pela natureza destes eventos, podemos dividir um estudo de impacto econômico e social para um Megaevento em três fases distintas:
Pré Evento:
Os impactos na fase anterior a realização do evento incluem os gastos e seus impactos em atividades como: Estudos e planejamento para realização do evento. Investimento para o processo de licitação gastos com treinamentos gastos com marketing, investimentos realizados para a construção do(s) complexo(s) onde serão realizados os eventos esportivos; Investimentos em infraestrutura de apoio e logística para a realização do evento. Aumento dos preços de imóveis. Os impactos econômicos desta fase têm dimensão temporal finita. Evento:
Os impactos durante o evento derivam dos gastos realizados pelos espectadores, equipes esportivas e jornalistas nas mais diversas atividades