Atividades de Vida Diária
Ariane Patrícia Fernandes C. Lopes
Belo Horizonte, julho de 2013
Objetivo
AVD (Atividade de vida Diária)
O Terapeuta Ocupacional que trabalha com AVD, tem como objetivo: proporcionar ao paciente, uma vida menos dependente, estimulando-o a alcançar um nível máximo de independência, tanto nas atividades de cuidados pessoais, como nos afazeres de sua vida no hospital, doméstica e social.
A Terapia Ocupacional, propõe a aplicação da atividade humana como forma particular de tratamento em pessoas acometidas por doenças físicas e/ou mentais, problemas emocionais e outros.
Justificativa
Prática de trabalho realizada por Terapeutas Ocupacionais, com relação as atividades do cotidiano em pacientes que necessitam de apoio para determinados atos do dia à dia. As atividades de vida diária, vão, desde o levantar, com suas tarefas básicas como: escovar os dentes, lavar o rosto, pentear o cabelo, alimentar-se e outras, até as tarefas antes da hora de dormir, com relação ao dia, passando por todas as tarefas feitas por qualquer pessoa em plenas condições de realizar as atividades.
As atividades são direcionadas de acordo com a necessidade e dificuldade de cada pessoa, sendo assim, um paciente por exemplo : que tem uma disfunção de mão, será conseqüentemente feito um rápido diagnóstico das capacidades funcionais daquela mão para definir as tarefas e atividades que serão direcionadas para trabalhar a parte que precisa de atenção com relação à lesão ou patologia, e ainda, adequando juntamente com as adaptações se preciso e sempre reforçando as atividades diárias necessárias da rotina do paciente, que lhe são vitais para viver bem e melhor, com dignidade e boa auto-estima.
Metodologia
O intuito da Terapia Ocupacional trabalhando com AVD, é que o paciente consiga realizar todas suas tarefas independente de apoio e ajuda dos outros, isto é, que ele dê conta de fazer