Atividades De Orienta O Educacional E Supervis O Escolar
Disciplina: Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional
ATIVIDADES DE SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Bruna de Souza Campos - RA 1014932
Polo Freguesia do Ó
2015
Atividade I – Orientação Educacional
O Bullying e as ações do Orientador Educacional
O papel do Orientador Educacional é menos terapêutico/punitivo e mais social, atuando no foco do problema, com ações de prevenção.
Suas ações são voltadas para a vítima, o agressor e os espectadores, envolvendo ainda a família e toda a comunidade escolar, numa junção de esforços, que busque conscientizar à todos.
O Orientador Educacional pode ainda, elaborar projetos que atuem na memória dos envolvidos, para que assim, possam assimilar o que se diz e o aprendizado seja significativo. A criança precisa entender, que o respeito ao próximo, é uma condição, e que sendo assim, deve ser colocada em prática sempre e, por todos.
Tais ações devem ainda, ser inseridas na comunidade escolar de forma efetiva e a médio/longo prazo, uma vez que ações imediatistas tratam o problema momentaneamente, mas não o resolve.
O Orientador Educacional, precisa ainda compreender, que o problema existe e é bem mais abrangente do que se supõe, logo, suas ações devem ser livres de pretensões, uma vez que, tratando-se do Bullying, não existe uma fórmula a seguir. Este desafio pode ser superado, porém é preciso colocar em prática as ações e atitudes de toda a comunidade escolar.
Atividade II – Supervisão Escolar
A) O supervisor de ensino atuará com foco na dimensão pedagógica, argumentando com a Professora, que toda criança tem direito à educação, seja ela rica ou pobre. O fato de a criança ser pobre, e não possuir dinheiro, não é fator suficiente para justificar o baixo rendimento. A escola como organização social de ensino-aprendizagem, deve atuar de forma significativa, para que a criança, através dela (escola), tenha acesso ao conteúdo e consequentemente tenha