Atividades de Laboratório de Farmácia de Manipulação
Primeiramente estar paramentado e fazer a assepsia das bancadas. Pegar a cor e número da cápsula correspondente à ordem de produção. Montar o tabuleiro conforme o número da cápsula. Colocar a quantidade necessária de cápsulas no tabuleiro e tirar as tampinhas. Colocar o pó sobre o tabuleiro aos poucos e passar o raspa, preenchendo as cápsulas igualmente. Levar o que sobra para a lateral e bater o tabuleiro de acordo com a quantidade de pó restante. Realizar esse processo até o pó acabar. Depois tampar as cápsulas, travá-las e limpá-las. Colocar no pote respectivo à quantidade de cápsulas com sílica e algodão e fechar.
Verificação da temperatura e umidade
No início do dia, pegar a prancheta onde se localiza a folha de temperatura e umidade do laboratório de cápsulas, verificar o medidor e anotar. Ao fim do dia, verificar novamente e anotar, dessa vez assinando a folha. A temperatura deve estar abaixo de 25ºC e a umidade deve estar abaixo de 65%. O mesmo deve ser feito no laboratório de pesagem, de antibióticos, de hormônios e de citostáticos. Este processo deve ser realizado todos os dias.
Checagem de fórmulas
Utilizando os EPIs, separar 10 cápsulas. Tarar a balança, pegar a primeira cápsula com o auxílio de uma pinça, colocar sobre o vidro relógio e após aparecer o peso da cápsula, apertar em “imprimir”. Tarar novamente a balança e sem retirar a primeira cápsula, colocar a segunda, realizando o mesmo processo. Fazer o mesmo com as 10 cápsulas. Terminando o processo, aparecerá na impressora a seguinte mensagem: “imprimir dados”, apertar em “sim” fazendo com que imprima a folha com os pesos de cada cápsula. Terminando, entregar para a responsável do laboratório, que realizará os cáculos de peso médio.
Selagem de sachês
Utilizando os EPIs, pegar a bandeja com os sachês francionados, ligar a máquina seladora e ajustar a temperatura adequada. Retirar o ar do sachê, encostar na parte de baixo da seladora e fechá-la. Após a luz desligar, abri-lá