Atividades de Aprendizagem / AD2 de Políticas Públicas
Curso: Administração Pública Disciplina: Políticas Públicas e Sociedade
Aluna: Maria Auxiliadora de Jesus Pereira
Atividades de Aprendizagem / AD2
1. Diferencie análise política de análise de políticas públicas.
A análise política se aplica a um conjunto mais amplo de fenômenos políticos (eleições, partidos, instituições políticas, correlações de forças entre grupos etc.), enquanto que a análise de políticas públicas focaliza especificamente aquelas atividades práticas (oriundas ou não de governos) voltadas ao espaço público.
2. Quais são os modelos teóricos que influenciam a análise de políticas públicas?
Modelos: institucional, de processos, da teoria dos grupos, de elites, racional, incremental, da teoria dos jogos, da escolha pública e sistêmico.
3. Apresente características resumidas de cada modelo de análise.
Modelo Institucional: Os estudos realizados a partir desse modelo entendem a política como produto das instituições políticas, focaliza prioritariamente o papel do Estado e suas instituições, na produção das políticas públicas. Uma crítica a esses estudos é que dão pouca atenção à ligação entre a estrutura das instituições políticas e o conteúdo da política.
Modelo de Processos: visa identificar como os processos se dão a partir do comportamento dos atores políticos – eleitores, burocratas, juízes, grupos de interesse etc. A crítica a este modelo e que embora ele permita entender como as políticas são formuladas, não diz nada a respeito do seu conteúdo.
Modelo da teoria do grupo: a política é vista como processo de obtenção de equilíbrio entre os interesses de diferentes grupos. Grupos são organizações de interesses afins, que pressionam os governos para o atendimento de suas demandas.
Modelo Elitista: para este grupo a política é o resultado de preferências e valores de elites governamentais. Nesse sentido, não haveria influência significativa, por parte dos governados, sobre as políticas públicas.