Atividades Complementares
1- Informações Gerais
As atividades complementares fazem parte da nova grade curricular implantada desde 2005 na UNIP. Compõem as Diretrizes Curriculares do curso de Administração, e têm aprovação do Conselho Nacional de Educação.
“São componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridos FORA do ambiente escolar...” Resolução do CNE
São atividades que podem abranger um leque de práticas complementares às aulas incluindo: palestras, visitas, leituras e estudos dirigidos, peças teatrais, semanas e atividades culturais, cursos de extensão, trabalho voluntário etc.
Complementam as atividades didático-pedagógicas desenvolvidas em aulas e ampliam a formação acadêmica, profissional e social do aluno.
O aluno poderá desenvolver tais atividades dentro ou fora da Universidade, em dias e horários os mais diversos, desde que não colidam com os seus horários normais de aulas.
A orientação, validação e controle dessas atividades ficarão sob a responsabilidade do coordenador do curso que, para isso, dedicará as 2 últimas aulas das terças e sextas.
A aceitação ou não das atividades dependerá da avaliação do coordenador. A comprovação deverá ser feita por meio de relatório ou comprovante anexo da participação nas diferentes atividades possíveis de serem desenvolvidas como complementares. Tais atividades poderão ser individuais ou grupais, ficando a critério do coordenador.
2. Tipos de Atividades
Atividade de extensão à comunidade
Atividades culturais e esportivas
Atividades de Estudo e Pesquisa
Atividades extra-campus
Atividades internas
Atividades intercursos
Para o curso de administração as atividades complementares devem objetivar:
1. O reconhecimento das habilidades, conhecimentos e competências dos alunos;
2. O incentivo, fora do ambiente escolar à prática de estudos de atividades