atividades cerrado
No Cerrado brasileiro o clima predominante é o Tropical Sazonal de inverno seco.
b) Qual a precipitação média anual na região de cerrados?
A precipitação média anual fica entre 1.200 e 1.800 mm, sendo os meses de março e outubro os mais chuvosos. Curtos períodos de seca, chamados de veranicos, podem ocorrer no meio da primavera e do verão. No período de maio a setembro os índices pluviométricos mensais reduzem-se bastante, podendo chegar a zero.
c) Quais os tipos de solos do cerrado? Qual tipo é o predominante?
Os solos são geralmente muito antigos quimicamente pobres e profundos. Apresentam pH baixo e alta saturação de alumínio. Predominantemente arenosos, areno-argilosos, argilo-arenosos ou, eventualmente, argilosos. Sua capacidade de retenção de água é relativamente baixa.
2. Caracterize os Latossolos.
Por definição, os Latossolos são solos muito intemperizados, pobres em nutrientes. De forma geral, são profundos, homogêneos e de boa drenagem, o que facilita os procedimentos da mecanização agrícola. Os latossolos apresentam tendência a formar crostas superficiais, possivelmente, devido à floculação das argilas que passam a comportar-se funcionalmente como silte e areia fina.
3. Cite e comente as formações vegetais dos cerrados.
Florestal (arbóreo); savânicas (arbustivo) e campestres (herbáceo). A primeira é caracterizada por vegetação de maior porte, enquanto a última, de menor porte. Todas estas diferenças nas formações vegetais do cerrado favorecem uma riqueza de fauna e flora do bioma.
1. O perfil do solo é a secção vertical que parte da superfície e se aprofunda até a camada onde chega a ação do intemperismo. Assim, o perfil é formado por várias camadas que são dispostas horizontalmente denominadas horizontes.
Assinale a segunda coluna de acordo com a primeira, representando a característica dos horizontes do solo.
(a)