Atividades cap.
Revendo o capítulo 1 Faça a distinção entre ação instintiva e ação inteligente. Dê exemplos.
R= A ação inteligente se distingue da ação instintiva pelo fato de que na ação inteligente há uma flexibilidade, pois de acordo com a situação e também de animal para animal as respostas variam. Como exemplo, podemos citar Sultão, um dos chimpanzés mais inteligentes no experimento de kohler, foi o único a realizar a proeza de encaixar um bambu em outro para alcançar o alimento mais alto. Portanto, a resposta instintiva é a de simples reflexo, não se comparando aos comportamentos descritos, pois se tratam de atos de inteligência, de invenção. 2 Em que sentido a diversidade cultural é um fato?
R= A diversidade cultural é um fato no sentido de que, permitida a infinita possibilidade humana de simbolizar, as culturas são múltiplas. As formas de agir, de pensar, de valorar variam; as expressões artísticas e os modos de interpretação do mundo, tais como o mito, o senso comum, a filosofia ou a ciência são diferentes. Por ser exercida como tarefa social, a ação cultural é coletiva, pela qual a palavra toma sentido pelo diálogo. 3 Como é possível, em uma dada cultura, conciliar tradição e ruptura? Explique e dê exemplos.
R= Em uma cultura é possível conciliar tradição e ruptura, pois todas as diferenças existentes no comportamento modelado em sociedade resultam da maneira pela qual nela foram organizadas as relações entre os indivíduos; em todos os lugares ocorrem mudanças, algumas de maneira mais radical e outras quase sempre introduzidas de maneira gradativa. Como exemplo, temos a introdução do alfabeto fonético na Grécia Antiga, no Renascimento a democratização do saber pela invenção dos tipos móveis, engenho que deu início a era da imprensa. 4 Informe-se sobre a história de Tarzan, obra de Edgar Rice Burrough. Com base nos relatos sobre as meninas-lobo e de Hellen Keller, explique por que essa história é inverossímil.
R= Todas essas