ATIVIDADES AVA
A assepsia é o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de microorganismos num ambiente que logicamente não os tem , logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção . O Hospital deve ser considerado insalubre por vocação, pois concentra o hospedeiro mais suscetível e microorganismos mais resistentes. Os microorganismos contaminam artigos hospitalares colonizam pacientes graves e podem provocar infecções mais difíceis de serem tratadas. A partir daí entra a fundamental importância de se utilizar as técnicas corretas de assepsia pelos profissionais da saúde com objetivo de prevenir, reduzir e controlar infecções no ambiente hospitalar.
2-Importância da assepsia na área da saúde
As principais causas de infecção no âmbito hospitalar é a deficiência no processo de assepsia, pois neste ambiente são aplicados inúmeros procedimentos invasivos ao paciente aumentando assim suas chances de apresentar um quadro infeccioso.
A infecção acontece quando um microorganismos como vírus, bactérias, protozoários ou fungos, penetra no corpo do ser humano e se prolifera. Para prevenir possíveis quadros infecções utilizamos a assepsia em um local ou objeto para afastar tais microorganismos, por exemplo, lavagem das mãos antes e depois de qualquer procedimento.
3-Tipos de assepsia
A assepsia tem como objetivo promover a limpeza e a remoção de sujeiras e detritos em superfícies, para diminuição ou/ e eliminação de bactérias. Existem vários tipos de assepsia sendo eles:
Assepsia higiênica ou comum: É realizada em qualquer situação, sempre que sinta que as mãos estão sujas.
Assepsia médica: Quando são praticadas ações de enfermagem, especificamente destinadas a prevenção da infecção, em doentes que se sabe ou suspeita que tenham doenças infecciosas chamando-se a estas medidas isolamento protetor.