Atividades Atuariais
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
NOME
Suellen Maria Aparecida de Fátima Daher
RA
8410145252
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Sidemar Ronaldo Beloto.
Anhanguera Educacional
2015
Estrutura sugerida para a elaboração do trabalho
a) Evolução histórica do Seguro no Brasil;
A atividade de Seguros do Brasil teve seu início com a atividade marítima no comércio internacional, isso foi em 1808, quando surgiu a primeira companhia se seguros do Brasil “Companhia de Seguros BOA-FÉ”. Com a chegada da Lei 556, de 1850 (Código Comercial Brasileiro) houve o surgimento de inúmeras seguradoras. O Decreto de nº 4.270, de 1901 normatiza o funcionamento das companhias já existente ou que viessem a se organizar no território nacional e criou a Superintendência Geral de Seguros, subordinada ao Ministério da Fazenda.
Em 1916 foi sancionada a Lei nº 3.071, que tornou oficial “Código Civil Brasileiro” com um capítulo dedicado ao Contrato de Seguro. Estes estabeleceram princípios fundamentais que garantiram o desenvolvimento da instituição do seguro.
Através do decreto nº 22.456/33 foram reguladas todas as operações de seguros e resseguros e instituiu o Sistema nacional de Seguros Privados, constituídos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) , Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), sociedades a operar em seguros privados , e corretores habilitados.
b) Seguro: definição e características gerais;
Seguro é o nome que se dá a todo contrato pelo qual uma das partes, segurador, se obriga a indenizar a outra, segurado, em caso