Atividades Aquáticas
1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?
O ser humano apresenta estreita relação com o meio líquido, na verdade, desde sua existência no ventre da mãe, uma vez que é concebido nesse meio. Sucedendo-se este momento, em achados antigos, constam registro do ato de nadar desde 9.000 a.C., inicialmente como uma função utilitária, tanto de sobrevivência como de fuga de perigo, do que é exemplo um desenho associado aos movimentos aquáticos descoberto em uma caverna na Líbia, bem como o registro de braçadas clássicas utilizadas pelos soldados na travessia do Rio Eufrates, nos baixos-relevos da Assíria (ANDRIES JUNIOR; PEREIRA; WASSAL apud BORGES; LIMONGELLI, 2014).
2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.
No mundo atual a realização de atividades físicas vêm se tornando cada vez mais escassas devido a progressiva automação e mecanização das ações realizadas no dia a dia do ser humano, o que o tende à realização de atividades sedentárias. Nesse contexto, grande papel exercem as atividades aquáticas, das quais são manifestações a natação e a hidroginástica, vez que, além de prevenir os males advindos do sedentarismo, que devido ao alto custo necessário ao seu combate tem sido considerado questão de ordem pública; tem benefícios como o desenvolvimento dos ossos, músculos e articulações; contribuição na aquisição das habilidades de correr, saltar, arremessar; desenvolvimento do intelecto e da memória; melhoria nas relações interpessoais e contribuição no desenvolvimento da personalidade, entre outros (BORGES; LIMONGELLI, 2014).
3) Por que é importante dividir o aprendizado da natação em