Atividades Aquáticas
Desde os tempos primitivos o homem já utilizava a água não só para saciar sua sede, mas como em ambiente natural para a prática de pesca rudimentar de subsistência, de onde ele retirava seu alimento e de refúgio para se abrigar de ameaças de animais terrestres ferozes. Tais afirmações são comprovadas cientificamente através de pesquisas arqueológicas que mostram, o registro de pinturas rupestres em cavernas do deserto da Líbia datadas de mais de nove mil anos antes da nossa era, este é o registro mais antigos que se conhece (CATTEAU, GAROF, 1990)
2. A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática dessas atividades envolvendo os aspectos: motores, cognitivos, sociais e afetivos.
São inúmeros os benefícios desse esporte, e vou citar individualmente cada benefício para quem pratica, no aspecto Físico auxilia e desenvolve a capacidade física, ou seja: Flexibilidade, resistência, equilíbrio, força e coordenação. No aspecto Motor contribui na aquisição das habilidades motoras, caminhar, correr, saltar, arremessar, apanhar, deslizar, balançar, virar, girar, elevar-se, alongar-se, inclinar-se. No aspecto Cognitivo desenvolve a decisão, o intelecto, a memória, a análise e o entendimento. Já no Aspecto Social auxilia na interação e no contato com os colegas, contribuindo na construção da personalidade. E no aspecto Afetivo auxilia em uma relação de empatia entre os colegas evitando qualquer tipo de preconceito, melhorando as relações interpessoais e aumentando o laço de amizade.
3. Por que é importante dividir o aprendizado da natação nas unidades de ensino?
A natação é um dos esportes mais completo que temos, é por isso que ele ajuda no desenvolvimento em