Atividades Aquáticas
Tarefa: ATIVIDADE SEMANA 4
Nome: ARLETE ARTENIZA SEVERINA DE SOUSA
RA: 1086404
Turma: DGEF1301VDC1W
Parecer do Tutor:
1) Para Andries Junior; Pereira, Wassal (2002) nadar significa a ação participativa na água. Refere-se á formas variadas e diversificadas de manifestação do sujeito na água, sem a intenção de resultados desportivos, já a natação tem o caráter desportivo que busca por meio de movimentos técnicos estabelecidos, visando elevados resultados rumo á vitória. Pode-se dizer, então, que a natação é a prática aperfeiçoada dos movimentos para alcançar vitória em competições.
Marin (2004) define atividades aquáticas como uma prática que inclui todos os tipos de atividades que se desenvolve no meio aquático e podem abranger vários ambitos, entre eles:
Âmbito utilitário; âmbito educativo; âmbito desportivo; âmbito da saúde; âmbito terapêutico; âmbito recreativo.
Para as aulas de Educação Física escolar o mais adequado são as atividades aquáticas, pelos diversos ambitos que abrange principalmente nos ambitos da saúde, educativo e recreativo. É uma forma de ensinar aos alunos sem exigir aperfeiçoamento e competitividade.
2) Os alunos formarão uma fileira. No chão o professor usa um giz para desenhar um rio. O professor se posicionará atrás dos alunos e será um animal de ficção (jacaré) e posicionará na margem ,logo os alunos irão perceber que algo estranho está acontecendo, como se fosse em matagal qualquer na vida real, ao perceberem eles não tem para onde correr ai todos pulam dentro do rio que está desenhado no chão e simulam a natação onde estarão correndo para se salvarem do animal . Após a encenação o professor irá ter um bate papo com os alunos explicando que foi dessa maneira que surgiu o ato de nadar, onde as pessoas precisavam se salvar de animas ferozes ou uma forma de caça para se sustentarem.
REFERENCIAS:
Unidade 1 Material de