Atividades Aquaticas
Alexandre Luiz Gonçalves – R.A. 1143963
Trabalho de Atividades Aquáticas
Curitiba
2014
Alexandre Luiz Gonçalves – R.A. 1143963
Trabalho de Atividades Aquáticas
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de atividades aquáticas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Raphael Sicuro Leite.
Curitiba
2014
Atividades Aquáticas
1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?
Desde os primórdios, os indivíduos já utilizavam com muita freqüência esse ambiente, seja para recolher um alimento, seja para fugir de um perigo, atirando-se na água e nela se deslocando. Podemos dizer que o meio aquático é quase o nosso habitat natural, afinal, também no ato da concepção da vida, os espermatozóides "nadam" até o óvulo para fecundá-lo e, desde a gestação, o ser humano está envolto pelo meio líquido.
2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.
1 Os benefícios que são obtidos por meio da pratica da atividade física na água envolvem os aspectos: cognitivo, psicomotor, social/afetivo, psicossocial, físico/motor, fisiológico (antropométrico/metabólico), recreativo e os relacionados com a saúde.
1.1 Aspecto físico e motor: auxilia no desenvolvimento das capacidades físicas (força, coordenação, equilíbrio, resistência e flexibilidade), além de contribuir na aquisição de algumas habilidades motoras (caminhar, correr,