Atividade3
Curso: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Semestre: 4º Turma: 2014-2
Disciplina: Engenharia de Software II
Professor: M.Sc. Marco Aurélio Freitas Santos
Acadêmico (a): RGM:
Data:
AULA 03 – ENGENHARIA DE SOFTWARE BASEADA EM COMPONENTES Responda às perguntas a seguir com as suas palavras, expressando seu entendimento do assunto estudado.
1) O que é a Engenharia de Software Baseada em Componentes? A Engenharia de Software Baseada em Componentes é uma abordagem de desenvolvimento de sistemas de software baseada no reúso amplo, algo que se esperava da programação orientada a objetos, mas que não se confirmou na prática e frustrou os programadores. Na Engenharia de Software Baseada em Componentes, o programador se concentra no desenvolvimento de componentes reusáveis os quais seguem um modelo padronizado de componentes que contribuirão para a elaboração do sistema.
2) Componentes e objetos são a mesma coisa? Explique. Componentes e objetos não são a mesma coisa. Grosso modo, podemos compreender um componente como a união de vários objetos e, quanto à funcionalidade, o componente possui maior autonomia que um objeto. O componente é considerado como um provedor de serviço independente, pois um sistema, quando necessita de algum serviço, procura e chama o componente, mas não se preocupa como o local em que ele está sendo executado nem a linguagem de programação usada no desenvolvimento do componente. O código fonte do componente não está disponível e o componente não precisa compilar para que seja usada por outros componentes do sistema porque os serviços oferecidos pelos componentes estão disponíveis por meio da interface e todas as interações também.