Atividade1 Renata de Almeida Goncalves
915 palavras
4 páginas
FACULDADE INTEGRADA AVMPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
TIPOS DE MODELOS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E SUAS ETAPAS
RENATA DE ALMEIDA GONÇALVES
Cataguases
2015
INTRODUÇÃO
Todo sistema a ser desenvolvido possui um ciclo de vida, ou seja, tem começo, meio e fim. A forma como essas etapas serão realizadas já foram discutidas pelos mais conceituados profissionais da área de informática. Um processo de software é um conjunto de atividades e resultados associados que produzem um produto de software. Dentre as diversas atividades, as principais que todo processo possui são: especificação, projeto, implementação, validação, manutenção e evolução. Abaixo serão citados os tipos de modelos de desenvolvimentos de sistemas e suas etapas de desenvolvimento.
Modelo em Cascata
Considerado também como modelo clássico, o modelo em cascata é o modelo mais simples de desenvolvimento de softwares, é utilizado quando os requisitos de um determinado projeto estão bem definidos e compreendidos.
Pode ser utilizado também quando o software necessita de uma nova funcionalidade, ou então, realizarmos adequações ou aprimoramentos em um software existente.
As etapas de desenvolvimento do modelo em cascata são:
- Análise e definição dos requisitos
Onde são estabelecidos os requisitos do produto a ser desenvolvido;
- Projeto do sistema
O projeto do sistema é um processo de vários passos que se centraliza em quatro atributos diferentes do sistema: estrutura de dados, arquitetura do software, detalhes procedais e caracterização das interfaces;
- Implementação ou codificação
Onde são criados os programas;
- Teste do sistema
Teste das lógicas internas e funcionalidades externas do software;
- Manutenção
Consiste na correção dos possíveis erros encontrados na etapa de teste do sistema.
Modelo em V
Resumidamente o modelo em V foca na realização de testes o tempo todo durante o ciclo de desenvolvimentos como objetivo de encontrar os erros