atividade
Loren Emy Cabral
Os receptores adrenegicos estão presentes na membrana dos órgãos efetores pós- sinápticos e são mediadores de efeitos clássicos.
A acetilcolina é uma molécula simples sintetizada a partir de colina e acetil-CoA através da ação da colina acetil-transferase.
Os neurônios que sintetizam e liberam acetilcolina são chamados neurônios colinérgicos. Quando um potencial de ação alcança o botão terminal de um neurônio pré-sináptico, um canal de cálcio controlado pela voltagem é aberto.
A entrada de íons cálcio, Ca2+, estimula a exocitose de vesículas pré-sinápticas que contém acetilcolina, a qual é liberada na fenda sináptica.
Uma vez liberada, a acetilcolina deve ser removida rapidamente para permitir que ocorra a repolarização; essa etapa, a hidrólise, é realizada pela enzima acetilcolinesterase. A acetilcolinesterase encontrada nas terminações nervosas está ancorada à membrana plasmática através de um glicolipídeo.
A tirosina é transportada por um transportador acoplado ao Na+ para dentro do axoplasma do neurônio adrenérgico, onde é hidroxilado para di-hidroxifenilalanina (DOPA) pela tirosina hidroxilase.
Esses compostos são formados de fenilalanina e tirosina. A tirosina é produzida no fígado a partir da fenilalanina através da fenilalanina hidroxilase. A tirosina é então transportada para neurônios secretores de catecolamina onde uma série de reações a convertem em dopamina, norepinefrina e por fim epinefrina.
Os neurônios que segregam adrenalina/noradrenalina/dopamina como neurotransmissor são chamados de fibras adrenérgicas, enquanto que os neurônios que segregam Acetilcolina (principalmente, mas não só), são chamados colinérgicos.
Classificação Neuronios Sensoriais:
Neuronio Sensitivo (aferentes) são os que recebem estímulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao SNC;
Neuronio Motor (eferentes) transmitem os impulsos motores (respostas ao