Atividade
POLO: ÁGUAS BELAS-PE
ERGONOMIA E SAÚDE OCUPACIONAL
PROFESSOR: MARIA LUÍSA CORRÊA MUNIZ
ALUNA: MARIA GABRIELLA JERONIMO DOS SANTOS
ÁGUAS BELAS, 25 DE JUNHO DE 2015
ATIVIDADE SEMANAL 03
Durante a rotina diária de trabalho em uma empresa, uma série de pessoas participam na execução das atividades, sendo fundamental um ambiente seguro com condições confortáveis para o trabalhador. Para que esta comodidade seja disponibilizada e com o intuito de avaliar as adaptações das condições do trabalho ao trabalhador é necessário realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho que é dividida em cinco etapas, que serão especificadas, abaixo, e correlacionadas a análise de um setor imaginário de teleatendimento.
Análise da demanda: O setor de teleatendimento é localizado em um único espaço. As mesas de trabalho são interligadas, sem nenhuma separação entre um atendente e outro, gerando assim ruídos. As cadeiras são individuais e giratórias. Os equipamentos existentes apresentam inadequações como a disposição e qualidade dos mesmos, causando assim lesões que podem vir a gerar doenças futuras ao trabalhador.
Análise da tarefa: Os trabalhadores deste setor realizam atividades repetitivas ao longo da sua jornada de trabalho, atendendo assim diversas ligações de clientes durante o seu tempo de serviço, gerando desta forma incômodos e stress. O ambiente de trabalho não é propício, pois os atendentes trabalham em um mesmo local, com mesas interligadas, causando assim ruídos e conversas paralelas. As cadeiras não possibilitam conforto aos trabalhadores, pois possuem assentos impróprios, provocando desconfortos na região lombar. Os equipamentos não são planejados para a execução da atividade gerando assim desconfortos que podem vir a prejudicar futuramente a saúde do trabalhador.
Análise da atividade: Durante a atividade de teleatendimento, o trabalhador realiza atendimento de chamadas. Inicialmente solicita a identificação do cliente, em seguida faz a