Atividade
Transcrição do diálogo:
Quadro 1 - Mãe: _ Aonde ide? Há alguma vilania que ainda não tenhais praticado?
Quadro 2 - Calvin: _ Vós me julgais mal. Não sei aonde vou, o mais inconstante vento tem um destino mais certo que o meu, mas estou decidido a deixar este lugar.
Quadro 3 – Mãe: _ Logo terei notícias do que pretendes. Segui vosso caminho! Calvin: _ É o que farei.
Quadro 4 – Calvin: _ Por que você não muda para um programa onde os atores falem língua de gente? Mãe: _ GHH! 2. Nos três primeiros quadrinhos, a linguagem utilizada é mais formal e, no último, mais informal.
Assinale a alternativa que traga, primeiro, uma marca da formalidade e, depois, uma marca da informalidade presentes nos quadrinhos.
a) Vilania; vosso. b) Vós; você. c) Estou; você. d) Tenhais; segui. e) Notícias; falem.
3. “As pessoas ficam zoando, falando que a gente não conseguiria entrar em mais nada, por isso vamos prestar Letras”, diz a candidata ao vestibular. Entre os motivos que a ligaram à carreira estão o gosto por literatura e inglês, que estuda há oito anos. (Adaptado da Folha de S. Paulo, 22/10/00)
a) As aspas assinalam, no texto acima, a fala de uma pessoa entrevistada pelo jornal. Identifique duas marcas de coloquialidade presentes nessa fala.
b) No trecho que não está entre aspas ocorre um desvio em relação à norma culta. Reescreva o trecho, fazendo a correção necessária.
4. “O que dói nem é a postura arrogante. Você fala e a pessoa nem presta atenção, como se você fosse uma qualquer.” (Adaptado de entrevista publicada na Folha de S. Paulo, 03/06/01)
a) A quem se refere o pronome você, tal como foi usado no enunciado?
Esse uso é próprio de que variedade linguística?
5. “As pessoas ficam zoando, falando que a gente não conseguiria entrar em mais nada, por isso vamos prestar Letras”, diz a candidata ao vestibular. Entre os motivos que a ligaram à