Atividade
Agressor:
- A violência doméstica e intrafamiliar consistem em abusos e constrangimentos provocados por entes familiares ou pessoas próximas, causando lesão corporal e perturbações de ordem psicológica e emocional na criança ou adolescente.
- Por sua vez, a violência doméstica pode ser conceituada como toda ação ou omissão praticada por pais, parentes ou responsáveis contra a criança e o adolescente.
- Quando se trata de violência doméstica infantil, os agressores costumam contar com um aliado poderoso que é o silêncio das vítimas, assegurados por medo e vergonha. É esse silêncio que faz com que se torne difícil a intervenção.
Como saber?
- No caso de violência Física tem que ficar atento aos seguintes detalhes: Desconfia dos contatos com adultos; Está sempre alerta esperando que algo ruim aconteça; Tem mudanças severas e frequentes de humor, Demonstra comportamentos extremos: agressivo, destrutivo, excessivamente tímido; Demonstra receio ao ver o agressor.
- No caso de violência Doméstica a vítima apresenta Interesses não usuais sobre questões sexuais, isto inclui expressar afeto para crianças e adultos de modo inapropriado para a idade, desenvolve brincadeiras sexuais persistentes com amigos, brinquedos ou animais; Uma série de dores e problemas físicos; Gravidez precoce; Tentativa de suicídio, depressões crônicas; Mudanças extremas, súbitas e inexplicadas no comportamento infantil; Pesadelos, padrões de sono perturbados.
Consequências:
- Agressões físicas comprometem a formação da personalidade e provocam danos à saúde mental da criança
- pode causar danos irreparáveis nos desenvolvimentos físico e psíquico de crianças e adolescentes.
- Os prejuízos podem surgir como danos imediatos: pesadelos repetitivos, raiva, culpa vergonha, medo do agressor e de pessoa do mesmo sexo que este e isolamento social. Podem também acontecer como danos tardios: aumento significativo na incidência de transtornos psiquiátricos,