atividade
1. Conceitue
Vírus: são parasitos moleculares, uma vez que induzem a maquinaria sintética das células a sintetizar as moléculas que irão formar novos vírus em vez de produzirem moléculas para a própria célula.
Célula procarionte: caracterizam-se pela escassez de membranas. Nelas, geralmente a única membrana existente é a membrana plasmática. Também não possui citoesqueleto nas células procariontes.
Célula eucarionte: essas células apresentam duas partes morfologicamente bem distintas- o citoplasma e o núcleo-, entre as quais existe um trânsito constante de moléculas diversas, nos dois sentidos. Apresenta uma riqueza em membranas, formando compartimentos que separam os diversos processos metabólicos graças ao direcionamento das moléculas absorvidas ou produzidas nas próprias células.
2. Qual a constituição do citoplasma?
É constituído por matriz, organelas e depósitos diversos.
3. Qual a organização macromolecular das membranas celulares?
Os componentes mais abundantes das membranas celulares são: fosfolipídios e as proteínas. Por isso, costuma-se dizer que elas têm constituição lipoproteica. Além desses componentes, as membranas das células animais também apresentam colesterol em sua constituição.
4. O que são mitocôndrias e qual a sua função?
São organelas esféricas ou, mais freqüentemente, alongadas; A principal função das mitocôndrias é liberar energia gradualmente das moléculas de ácidos graxos e glicose, provenientes dos alimentos, produzindo calor e moléculas de ATP (adenosina-trifosfato).
5. Caracterize o Reticulo endoplasmático liso e rugoso.
Ret. Liso: apresenta-se principalmente como túbulos que se anastomosam e se continuam com o retículo rugoso. O reticulo endoplasmático liso é muito desenvolvido em determinados tipos de células, como, por exemplo, nas que secretam hormônios esteróides, nas células hepáticas e nas células da glândula adrenal.
Ret. Rugoso: a membrana do reticulo endoplasmático rugoso apresenta os