atividade
1. Os trechos abaixo foram extraídos de um livro infantil chamado Mania de explicação. Leia-os atentamente e identifique as funções da linguagem neles presentes, justificando sua resposta.
“Solidão é uma ilha com saudade de barco. [...]
Vontade é um desejo que cisma que você é a casa dele.”
(FALCÃO, Adriana. Mania de explicação. São Paulo: Salamandra, 2001, p. 17, 27.)
2. Observe agora as seguintes definições para responder a esta questão.
solidão [...] estado de quem se acha ou se sente desacompanhado ou só; isolamento [...] vontade [...] faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos [...]
(HOUAISS, Antônio. Diciionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 2602, 2882.)
Qual a função da linguagem predominante nessas definições? Por quê?
►Compare as definições de “solidão” e “vontade” no livro e no dicionário e explique as diferenças entre elas com base nas funções da linguagem.
3. Leia a tira abaixo e responda a esta questão.
Há, na tira, o uso da função metalinguística? Explique.
►Em geral, com que função é utilizada a pergunta “Como vai”?
►Pela explicação dada no último quadrinho, pode-se concluir que o tio da personagem não se comporta da forma esperada ao responder a essa pergunta. Explique por quê.
UNÇÕES DA LINGUAGEM Partindo dos elementos da comunicação, existem as chamadas funções da linguagem, que são muito úteis para a análise e produção de textos. As seis funções são: 1. Função referencial (ou denotativa) É aquela centralizada no referente, pois o emissor oferece informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a terceira pessoa do singular. Linguagem usada na ciência, na arte realista, no jornal, no “campo” do referente e das notícias de jornal e livros científicos. Ex: Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, duas laranjas, dois limões, uma maçã verde,