Atividade
R: Primeiro estado teológico; em que dominam fracamente as ficções espontâneas, desprovidas de qualquer prova; depois, o estado metafísico, caracterizado, sobretudo pela preponderância habitual das abstrações personificadas ou entidades; por fim, o estado positivo, sempre fundado numa exata apreciação da realidade exterior, habitual das personificadas ou entidades.
2) Explique o conceito de Fatos Sociais e o que significa tratá-lo como coisa, segundo o pensamento durkeimiano.
R: Fato social são maneiras de pensar, agir e sentir que possuem o atributo de generalidade, exterioridade e coercitividade sobre os indivíduos, em determinadas sociedade. E significa a tarefa de metodológica do sociólogo é de estranhamento daquilo que lhe é familiar, ou seja, se impõem aos indivíduos, conforme suas ações e pensamentos.
3) Durkheim trabalhou com a questão da Divisão do Trabalho Social. Discuta a relação entre Divisão do Trabalho Social e Solidariedade, explicando as diferenças entre os dois tipos de solidariedade social.
R: A solidariedade Mecânica; Típica de sociedades menos complexas. Seria uma solidariedade presentes na Horda e em sociedade simples, ditas por “primitivas”.
A solidariedade Orgânica; típica de sociedades complexas; é derivada do processo de Divisão do Trabalho Social.
4) Qual a relação entre os conceitos de ideologia e de alienação em Marx?
R: Alienação para Marx é a ação pela qual um indivíduo ou grupo social se tornam alheios, estranhos, separados, enfim, alienados aos resultados ou produtos de sua própria atividade produtiva. Ideologia para Marx é a consciência falsa, equivocada da realidade, não deliberada, mas necessária ao pensamento de determinada classe social, a burguesia, sob determinadas condições de sua posição e funções em relação às demais classes.
5) Cientistas das Universidades alemãs de Regensburg e Rostock