atividade
Atravessando na faixa
Material: três discos de papelão (um pintado de vermelho, um de amarelo e outro de verde), cada um deles preso a uma haste, cabo de vassoura ou qualquer outro material. Estes três discos coloridos representarão a sinalização.
Descrição da atividade:
Desenhe no chão duas faixas de segurança, simulando as guias de uma rua, um círculo atrás de cada faixa e uma faixa de pedestres entre as faixas de segurança. Apresente às crianças a sinalização preparada, deixe claro para os elas que as placas vermelha, amarela e verde são para que os pedestres (alunos) realizem a ação.
Organize as crianças em dois grupos: pedestres e carros.
Posição inicial: o grupo de pedestres ficará posicionado dentro de um dos círculos desenhado no chão. Já o grupo de carros ficará entre as linhas de segurança.
Movimentação:
De acordo com o poema:
Vermelho: fico parado
É a vez do carro passar.
Amarelo: tenho cuidado
Espero a vez de caminhar.
Verde: os carros param
Eu já posso atravessar.
1° movimento: De acordo com o poema, quando professor e alunos disserem: “Vermelho: fico parado... é a vez do carro passar” o professor mostrará o disco de papelão de cor vermelha, o grupo de pedestres terá que ficar dentro do círculo atrás da linha de segurança e o grupo de carros, circulará entre as linhas.
2° movimento: De acordo com o poema: “Amarelo: tenho cuidado... espero a vez de caminhar”, o professor mostrará o disco amarelo e todos (os dois grupos) deverão prestar atenção a sua volta e o que está acontecendo.
3° movimento: “Verde: os carros param... eu já posso atravessar”. O grupo dos carros deve parar atrás da faixa de pedestres, desenhada no chão pelo professor, e o grupo de pedestres atravessa na faixa de pedestres, ultrapassando as linhas de segurança e entrando no círculo que se encontra do outro lado da rua.
Dicas: - conforme o número de crianças pode-se organizar vários grupos de pedestres. - professor: poderá alternar os grupos