Atividade M Dulo 2 Matem Tica Financeira
Módulo: 2
Atividade: 4.2.1
Título: Juros Simples e Composto
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
Quando analisamos alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo, sempre vamos calcular os juros, que servem para representar a remuneração do capital empregado em alguma atividade produtiva, para avaliar qual ação será mais vantajosa. Existem duas formas de capitalização de juros, juros simples e juros composto, que são utilizados no momento de um empréstimo, aplicação ou financiamento.
Justificativa
Como as taxas de juros já fazem parte do dia-a-dia, já que a maioria das operações envolvendo dinheiro utiliza juros, principalmente o juros compostos, sendo elas compras a médio e longo prazo, compras com cartão de crédito, empréstimos bancários, as aplicações financeiras usuais como Caderneta de Poupança e aplicações em fundos de renda fixa, operações de curto prazo e processo de desconto simples de duplicatas, faz-se necessário o estudo de juros simples e composto.
Desenvolvimento
Juros é a remuneração do valor presente (VP) a uma dada taxa percentual (i), proporcional ao número de períodos de tempo (n), anos ou meses, em que permanecer aplicado (investimento) ou emprestado (financiamento). No juros simples os mesmos incidem apenas sobre o valor principal/inicial, sendo diretamente proporcional a seu valor e ao tempo de aplicação, já no juros composto, os juros de cada período são somados ao capital inicial para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes,consideramos então que os juros compostos são um cálculo exponencial de juros.
O cálculo dos juros simples é representado pela fórmula:
VF =VP + (VP x i x n)
Sendo:
VF - Valor Final VP - Valor Principal i - Taxa de juros n - tempo de aplicação
Sendo assim, vamos imaginar que:
Você vai ao banco e decide realizar uma aplicação de R$ 100,00 com um sistema de taxa de juros de 2% a.m. sobre regime de