ATIVIDADE I TEORIA FILOSOFIA E ETICA
A atitude filosófica se distingue em filosofar. Mesmo que digamos que de filosofo e louco todos tem um pouco. O filosofo não se contenta com as coisas óbivias.
. E o conhecimento filosófico se dá por meio do questionamento e da refutação das verdades, ou de algumas delas, aprendidas.
O senso comum ajuda as pessoas realizarem tarefas cotidianas, por exemplo: um filho aprende com sua mãe o modo como ela faz comida, depois ele vai morar longe a fim de estudar e, vez por outra, ele faz o almoço.
O que permitirá ao jovem estudante não deixar o arroz cru e o bife queimar é o senso comum, ou seja, os conhecimentos que ele adquiriu junto de sua mãe. E ela aprendeu com a sua avó, que por sua vez, aprendeu com sua bisavó...
Nós, daí, podemos concluir que o senso comum é de importância vital para a nossa vida, pois se não fosse ele, morreríamos de fome, mas não só, sem ele, nós não conseguiríamos nem atravessar a rua, seriamos até incapazes de escovar os dentes e tomar banho.
RESPOSTA 2
O verdadeiro filósofo deve ter uma mentalidade parecida com a de Sócrates, que dizia: "Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." Desta forma, o filósofo não é o dono das respostas, mas das perguntas. As perguntas que são a mola mestra da filosofia. Descartes disse: Cogito, ergo sun, ou seja, Penso, logo existo. Descartes referia-se à consciência crítica de se saber existente, pensante, não um mero ato de ser, mas a consciência mesma de se saber existidor (se é que essa palavra existe). Da mesma forma, Sartre relacionava a existência à verdade e à virtude.