Atividade I Quiropraxia
Quiropraxia 2015
Dupla :Arthur Guedes Vasconcelos, Gabriel Barreto
Atividade Avaliativa I
1. A OMS define o complexo de subluxação como “modelo teórico e descrito como uma disfunção motora segmentar, o qual incorpora a interação de alterações patológicas em tecidos nervosos, musculares, ligamentosos, vasculares e conectivos”, possuindo, assim, 5 componentes, cinesiopatológicos, neurofisiopatológicos, histopatológicos, miopatológicos e artropatológicos
Cinesiopatológicos: alteração no movimento articular, provocando redução do fluxo de nutrientes para o disco intervertebral e compensações musculares e posturais.
Neurofisiopatológicos: Alteração na transmissão do neuro impulso, afetando qualquer órgão ou estrutura do corpo.
Histopatológicos: Alterações na periferia articular causa diapedese, desidratação discal, isquemia, fibrose e outros.
Miopatológicos: Alterações do tônus do musculo, podendo provocar espasmos, dor, atrofias, nódulos, flacidez, fibrose e outros.
Artropatológicos: refere-se ao processo de degeneração articular, pois o desalinhamento provoca diminuição do espaço articular e atrito nas faces articulares, degastando, assim, a cartilagem e provocando inflamações que se tornam crônicas.
2. Mobilização: movimento por força exógena da articulação com o intuito de promover o deslizamento das faces articulares e restaurar os movimentos artrocinemáticos, podendo ir até a barreira elástica.
Manipulação: movimento articular rápido e de pequena amplitude que ultrapassa a barreira elástica.
Ajuste: manipulação que visa restaurar um único movimento afetado, sendo bem especifica para cada movimento articular.
3. Os ajustes globais visam tratar regiões como um todo e não especificamente a disfunção em si, como é o caso do ajuste específico, por isto pode-se dizer que o ajuste global é inespecífico. A grande diferença do ajuste global para o específico é que o primeiro visa primordialmente a prevenção de disfunções e promoção de saúde,