Atividade I Mo Dulo IX
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – PUVR
ALUNO - JEAN PIERRE DE MENEZES MARTINEZ
ATIVIDADE I – GESTÃO DE REDES PÚBLICAS DE COOPERAÇÃO
1) A
atividade
consiste
em
analisar
o
caso
do
Sul
de
Minas, relacionando os diferentes elementos conceituais estudados na unidade 1, com as características do projeto de consórcio.
O objetivo da formação do consórcio (rede) entre as principais universidades do
Sul de Minas Gerais, total de 7, foi a de promover ações em conjunto nos campos de ensino, pesquisa, extensão e cultura, de forma a otimizar estas ações pelo ganho de escala que estas universidades, pequenas quando vistas isoladamente, ganham com o consórcio.
Um ponto importante a ser destacado foi a questão da mudança na relação de
Competição para uma de Cooperação/Solidariedade(sic), sem a perda da excelência acadêmica, princípio que norteia a formação da rede.
Várias outras otimizações foram citadas, tais como a possibilidade de mobilidade estudantil, em que irá ocorrer maior disponibilidade de disciplinas oferecidas aos alunos e a formação do corredor cultural, onde cada universidade saberá o que está ocorrendo nas outras, de forma transparente.
Além dos laboratórios multiusuários, onde há o uso comum dos recursos, e as equipes multifuncionais, que “tocarão” projetos em rede que, segundo o reitor da Universidade de Itajubá, Luiz Claudio Costa, se configura em tendência mundial. Outro ponto interessante foi a possibilidade de parcerias entre as empresas e a universidade, onde o reitor ressaltou a importância do contato com o setor empresarial e com os outros diversos setores da sociedade.
O Governo também foi citado como possível formulador de uma lei que permitiria às universidades brasileiras se consorciem, no intuito de levar as experiências positivas desta rede em formação, destacada pelo Reitor, como projeto piloto, para as outras unidades de ensino.
Analisando este caso com os conceitos apresentados na Unidade 1, temos