Atividade I De Praticas Em Servico Social IV Respondida
MAGNEIDE FERREIRA DE ALMEIDA – 4009141413
VIVIANE CARVALHO REIS – 409141256
VIVIANE DOS SANTOS COSTA – 390122345
Camaçari
2015
Tendo como base a Unidade2, o vídeo PRECARIEDADE E DESEMPREGO, a música Guerreiro Menino e o filme Segunda Feira ao Sol, postados em Multiteca, acerca da mercantilização da vida do ser humano e a ética, discorra de forma crítica, como percebe a alienação enquanto elemento presente na sociedade e cada vez mais crescente na sociedade capitalista e qual a importância da ética para estabelecer uma reflexão e uma ação de forma que não possamos negar a função social do trabalho.
Segundo Antunes (2008, p. 4), o trabalho “[...] cria e subordina, emancipa e aliena, humaniza e degrada, oferece autonomia, mas gera sujeição, libera e escraviza”.
O mercado de trabalho passou por grandes modificações e está ainda nesse processo de ajustes estruturais e como conseqüência vêm trazendo muitas perdas para os trabalhadores. Como foi mostrado no filme, (Tempos Modernos) estrelado por Charles Chaplin os trabalhadores foram substituídos por máquinas e precisaram se adaptar a essa nova tecnologia para se manter no mercado de trabalho os que não conseguiam acompanhar a nova realidade era excluído do mercado de trabalho e como é ainda hoje seu o trabalhador não se adapta as novas forma de trabalho é simplesmente excluído.
Em meio a tudo isso os empregadores aparecem oferecendo trabalhos precarizado alienando a classe trabalhadora propagando os empregos com flexibilidade de horários e entre outros fazendo parecer um grande beneficio ao trabalhador. Segundo (ANTUNES, 2008), multiplicaram rapidamente as mais variadas formas de trabalho precarizado, valendo destacar como as mais distintas, o empreendedorismo; cooperativismo; trabalho voluntário e empresa enxuta. O capital se apropria desses meios para tirar dos trabalhadores direitos garantidos por lei, que tanto batalharam para se conquistar.
REFERÊNCIAS
Acesso em: