Atividade F Sica Saud Vel
Atualmente, é comum a ocorrência de lesões ou acidentes graves durante as práticas esportivas, pois as pessoas se confundem com relação à verdadeira finalidade da atividade física. Isso acontece por causa da falta de informação. Por exemplo: é comum que os iniciantes do jogging (corrida) fiquem empolgados e se inscrevam em provas de meia-maratona ou de maratona. Como ainda não estão preparados fisicamente para percorrer longas distâncias, eles podem ter sérios problemas de saúde, como: lesões musculares, articulares ou ósseas, problemas respiratórios, cardíacos e desidratação. Na verdade, a prática física contínua e estruturada tem como objetivo a melhora na qualidade de vida desses indivíduos.
Os casos de pessoas que realizam atividades físicas de forma inadequada são vários: praticantes amadores de futebol, basquete ou vôlei que resolvem participar de campeonatos regionais que visam à competitividade, corredores e ciclistas que se inscrevem em provas cujas distâncias nunca foram vivenciadas durante os treinos, e, até mesmo, o que talvez consista no maior problema, os indivíduos sedentários que iniciam sua prática física com atividades de alta intensidade.
O termo usado pelos médicos para designar essas pessoas é “atletas de final de semana“. Eles estão se referindo aos indivíduos que não buscam o condicionamento físico necessário para a atividade que fazem, mas, mesmo assim, esforçam-se de forma exagerada e extrapolam o limite da prática saudável.
É necessário saber que existem práticas físicas adequadas a cada perfil e o planejamento de treinamento também é desenvolvido a partir do condicionamento físico do indivíduo. Um exemplo disso são as academias, clubes e escolinhas, que em sua maioria, separam os praticantes por níveis, para evitar que haja grandes desigualdades no preparo físico e no desempenho técnico e tático dos esportistas.
Outro problema é que, na prática de exercício físico, as coisas não funcionam como em outras