Atividade F Sica Na Terceira Idade
Durante o processo de envelhecimento, a pele sofre diminuição de suas camadas. O número de células que se descamam da pele começa a diminuir em função da alteração da renovação celular. Essa redução da produção hormonal provoca o ressecamento da pele. A prática de atividade física aumenta o fluxo sanguíneo para a pele, deixando-a mais brilhante e saudável.
Entre os benefícios da atividade física para o corpo está o aumento da força muscular, energia, maior flexibilidade no corpo, equilíbrio, coordenação motora, controle do peso, diminuição da ansiedade e prevenção de diversas doenças. Além disso, os exercícios não interferem somente na capacidade corporal, mas também na autoestima.
Os exercícios aeróbicos são mais recomendados à idosos pois são atividades de baixo impacto, entre as atividades aeróbicas estão: hidroginástica, ioga, dança e ciclismo. Além disso, os exercícios aeróbicos desenvolvem resistência cardiovascular e a capacidade respiratória, que garantem uma maior oxigenação das células. Com o exercício, os músculos recebem mais nutrientes, e a musculatura vai se tonificando, assim como as fibras musculares vão se tornando mais espessas.
Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.
No Brasil existem alguns programas de educação física especificamente