ATIVIDADE A DISTANCIA 3 ECONOMIA
ATIVIDADE 3
Questão 1
Para considerarmos um bem como moeda ele deve satisfazer três condições:
- Precisa ser meio de troca que vá facilitar a ocorrência de milhares de trocas simultâneas ou não, inclusive a nível mundial.
- Deve servir como medida para estabelecimento de preços de bens e serviços e ainda para fazer cálculos econômicos.
-Ser um produto que pode ser usado universalmente e guardado como reserva para compra futura, conservando assim seu poder de compra.
Questão 2
-A moeda é um meio de troca universal, podemos cambiar uma moeda para outra, o mesmo não podemos fazer com um carro por exemplo que apesar de ser um meio de troca não é fácil converter o valor de um em outro ou encontrar alguém que faça esta troca por um outro do mesmo valor. A moeda possui a mais alta liquidez entre as formas de riqueza, podendo ser transformada rapidamente em dinheiro vivo.
- A moeda serve como reserva de especulação, uma pessoa pode esperar as taxas de juros mais favoráveis para poder aplicar este recurso, o que chamamos de demanda especulativa.
-Outra razão para uma pessoa reter moeda é o não sincronismo entre recebimento de salário e pagamento das despesas domésticas mensais o que obriga a pessoa a ter uma reserva de moeda para estas ocasiões, chamamos isto de demanda de moeda para transações.
- A taxa de juros tem a função de controlar a quantidade de moeda disponível no mercado para especulação.
Questão 3 O objetivo do Banco Central ao exigir o depósito compulsório pelos bancos comerciais é controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia interna. Este instrumento tem a capacidade de influenciar o crédito disponível e a taxa de juros cobrada, e é por meio dele também que o banco Central protege o patrimônio dos clientes dos bancos, evitando que os bancos apliquem todo o dinheiro de seus clientes em investimentos que podem ou não ser de risco.
Questão 4
A valorização do real tem seus prós e seus contras. De um modo geral é