ATIVIDADE VIRTUAL 1 Brinquedos e Brincadeiras
Objetivos da atividade:
Compreender a importância do direito de brincar na educação Infantil.
Questão 1:
Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (MEC/SEF, 1998) indicam em seu volume 1 página 13 o “direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil”.
É incorreto afirmar que : A qualidade das experiências oferecidas na Educação Infantil pode contribuir para o exercício da cidadania. Educar significa propiciar situações de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Propiciando a brincadeira cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas. Os sentimentos e os diversos conhecimentos. A brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, do faz-de-conta e implica que a criança que brinca transforma a realidade para o seu bem querer.
Questão 2:
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasil, 1998) é imprescindível que sejam oferecidas, à criança, atividades voltadas para as brincadeiras ou para as aprendizagens que ocorrem por meio de ações em grupo, para que ela possa exercer sua capacidade de criar. Ao brincarem, as crianças recriam e repensam os acontecimentos que deram origem às brincadeiras.
A frase está incorreta, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil foi editado em 1989.
A frase está incorreta, em situação escolar, o professor deve criar as brincadeiras.
A frase está correta, em situação escolar, a oferta de brinquedos deve ser sempre comemorada.
A frase está correta, em situação escolar o professor deve ter presente que, nas brincadeiras, as crianças criam e estabilizam aquilo que conhecem sobre o mundo.
Nenhuma das anteriores.
A sua nota final neste questionário é